top of page

Em: 26/07/2016

Laboratório de Ecomorfologia Animal (Ecomorf)

Mas afinal o que é ecomorfologia? Como o próprio nome sugere os termos “ecologia” e “morfologia” estão implícitos no termo. A ecomorfologia pode ser definida como o estudo das relações entre o papel ecológico de um indivíduo e suas adaptações morfológicas. Em outras palavras, seria a área da ecologia que correlaciona as formas dos organismos com seus respectivos hábitos de vida.

O Laboratório de Ecomorfologia Animal (Ecomorf) foi criado em 2011 dentro da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul. Este laboratório e a própria linha de pesquisa foram desenvolvidos pelo professor e pesquisador Rodrigo Fornel, que em 2010 iniciou sua atividade de docência na Universidade e ao se vincular ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia da URI em 2011 dá início as pesquisas na área de variação morfológica em animais.

Dentro desta linha de pesquisa já foram formados cinco mestres em ecologia e cinco bolsistas de iniciação científica. Atualmente o grupo é formado pelo coordenador, mais duas mestrandas com bolsas da CAPES e duas bolsistas de iniciação científica. Todos os trabalhos do laboratório são sobre variação morfológica em diferentes grupos de animais. Um com crustáceos de água doce do gênero Aegla quanto à modularidade da carapaça, ou seja, verificar quais partes da carapaça do animal covariam em ambientes diferentes. Um segundo trabalho sobre modularidade e aspectos do desenvolvimento do crânio de roedores conhecidos como preás (gênero Cavia) ao longo da sua distribuição geográfica. Um dos projetos de mestrado é sobre a variação geográfica na forma das escamas do topo da cabeça de lagartos ápodos (sem patas, ou com os membros extremamente reduzidos) do gênero Ophiodes. O projeto mais recente de mestrado tem o objetivo de quantificar a variação na forma do crânio de dois gêneros de roedores (Proechimys e Trinomys) em relação à filogenia (história evolutiva), a geografia (isolamento espacial entre as populações) e aspectos ambientais (relacionados à modelagem de nicho ecológico). Além disso, o grupo também tem colaboração na co-orientação de três doutorandos da UFRGS (dois no PPG em Biologia Animal e um no PPG Ecologia).

A bolsista de iniciação científica, Flávia Mohr, digitalizando marcos anatômicos em uma foto de um crustáceo de água doce do gênero Aegla.

Todos estes trabalhos envolvem técnicas de morfometria geométrica que basicamente quantifica a forma através dos chamados marcos anatômicos digitalizados em fotos e usa as coordenadas destes pontos como referência para a forma. A principal fonte da informação (os espécimes estudados) pelo Ecomorf vem de coleções científicas de Universidades ou de museus. Por isso da importância das coleções científicas quanto à correta identificação do espécime, sua procedência e preparação do material, como crânios por exemplo. Coletar, preparar ossos e peles, se tratando de mamíferos e outros vertebrados, bem como os de meio líquido para conservação de animais menores, incluindo invertebrados, são de inestimável importância como testemunho da biodiversidade.

Quanto à produção científica do Ecomorf foram até o momento produzidas publicações como capítulos de livro, resumos para congressos e artigos científicos em importantes revistas científicas. Toda esta pesquisa visa contribuir para o nosso conhecimento sobre a evolução de morfologias complexas de diferentes populações de animais, ou seja, entender como esta variação biológica é moldada ao longo dos processos ecológicos e evolutivos inerentes a vida neste planeta.

 

Bolsistas de Iniciação Científica trabalhando no Laboratório de Ecomorfologia Animal da URI de Erechim.

Equipe do Laboratório de Ecomorfologia Animal, liderado pelo Professor Rodrigo Fornel (aquele com a camiseta do Flash).

Para acessar a produção científica do Laboratório de Ecomorfologia Animal acesse o site:

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Fornel

Texto: Dr. Rodrigo Fornel / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus de Erechim

bottom of page