top of page
Em: 10/06/2016
Herbário Bruno Edgar Irgang (HBEI)

Um Herbário corresponde a uma coleção científica, composta por amostras secas de diferentes partes de plantas (ramos, sementes, frutos, madeira), provenientes de diversos ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a flora de uma determinada região. Os ramos, preferencialmente em estádio reprodutivo (flor ou fruto), são dispostos em cartolinas contendo uma ficha de identificação com dados gerais do espécime, chamadas de exsicatas.


Além das plantas superiores, como as plantas com flores e o grupo dos pinheiros (conhecidos como angiospermas e gimnospermas, respectivamente), também podem fazer parte da coleção de um herbário os vegetais inferiores, como as briófitas (musgos, hepáticas e antóceros) e as pteridófitas (grupo das samambaias); assim como os fungos e as algas.

O Herbário da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está localizado no campus São Gabriel e foi criado em 2007, estando registrado na Rede Brasileira de Herbários e Rede de Herbários do Rio Grande do Sul sob a sigla HBEI (HERBÁRIO BRUNO EDGAR IRGANG). O nome foi em homenagem ao destacado professor e pesquisador botânico, Dr. Bruno Edgar Irgang, que ao longo da sua vida profissional deixou importante legado para a botânica gaúcha e brasileira.


Fazem parte da equipe do HBEI, os curadores (bióloga Patrícia de Oliveira Neves e Prof. Ângelo Alberto Schneider) e acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), totalizando atualmente 11 pessoas. 

Atividades de campo dos integrantes do HBEI

As coleções científicas que compõem o acervo de um herbário servem como base para pesquisas preferencialmente na área de taxonomia (que classifica os grupos e identifica os nomes científicos de cada planta), mas também em áreas correlatas como fitogeografia (que aborda o local de ocorrência e a distribuição geográfica de cada grupo de plantas), fitoquímica (que determina os compostos químicos presentes nas plantas), farmacologia (que identifica os princípios ativos de uso medicinal), genética, ecologia, entre outras. 


Além de suporte à pesquisa, o acervo de um herbário representa um importante instrumento pedagógico para o estudo de botânica e de área afins. É neste sentido que o HBEI vem desenvolvendo desde 2003 um projeto de ensino, cujo principal objetivo consiste em dar oportunidade ao aluno de aperfeiçoar o conhecimento estudado em sala de aula.Neste projeto, os alunos realizam diferentes atividades, incluindo práticas de herborização do material botânico (prensagem, triagem, secagem e montagem das exsicatas) e posterior incorporação no acervo (catalogação no sistema); saídas de campo para a coleta de material vegetal e estudo prático de botânica; apresentação de seminários para aperfeiçoar a capacidade de apresentação oral, de trabalho em grupo, entre outras coisas; e realização de mini-cursos e oficinas em eventos acadêmicos. Podem fazer parte da equipe do herbário os alunos que já tenham cursado as disciplinas de Morfologia Vegetal e de Botânica Sistemática.

Atividade de herborização no HBEI

Integrantes ministrando cursos

Texto: Patrícia de Oliveira Neves / Herbário Bruno Edgard Irgang / Universidade Federal do Pampa

bottom of page