top of page

Laboratório de Biologia de Mamíferos e Aves

   O Laboratório de Biologia de Mamíferos e Aves (LABIMAVE) começou a tomar forma a partir do final de 2013, com a chegada do professor Carlos Benhur Kasper na UNIPAMPA, que iniciou a montagem de uma coleção científica a partir da coleta de animais silvestres encontrados atropelados nas rodovias do Estado. Devido ao crescimento continuado da coleção, no início de 2015 foi disponibilizado um espaço maior, onde agora funciona o LABIMAVE e onde está se estruturando o Museu de Zoologia do Pampa.

 

   Todo animal coletado recebe um código e é incluído no acervo da coleção. Procura-se aproveitar ao máximo todas as informações que ele possa fornecer. Assim, de cada animal é anotado o local de coleta, data de coleta, medidas do corpo e coletados materiais como o conteúdo estomacal e amostras de DNA para futuros estudos. Além disso, sempre que possível, o animal é levado para o laboratório onde ele passa por um processo chamado taxidermia onde sua pele é preparada e preenchida com estopa e seu crânio é limpo.

 

  Coleções científicas são essenciais no suporte a diversas pesquisas, servindo como fonte de informação sobre a biodiversidade da região. Seus acervos podem ser utilizados para diversos fins, desde estudos comparativos e ecológicos até conservacionistas. Além disso, elas representam bancos genéticos onde podem ser armazenadas amostras de tecidos, imprescindíveis aos estudos de biologia molecular, evolução e biotecnologia.

 

   De uma forma geral, mas em especial no estado do Rio Grande do Sul, existe uma carência de estudos sobre dados básicos da biologia e ecologia de muitas espécies. A falta destas informações torna impossível uma avaliação adequada sobre os fatores que ameaçam estes animais à extinção e o planejamento de ações de conservação. Além disso, a maioria das coleções existentes está restrita a grandes centros, o que acaba limitando a abrangência das amostras e o acesso dos estudantes da própria universidade e da comunidade geral. Por esses motivos a existência de uma coleção científica como esta, que está sendo montada no campus São Gabriel, é de extrema importância.  

Amostra da coleção de crânios do LABIMAVE.

Amostra da coleção de peles de mamíferos da coleção do LABIMAVE.

   Ao longo de seus três anos de história o LABIMAVE tem possibilitado a execução de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de alunos de graduação, e já está iniciando projetos de mestrado. Seu acervo já conta com material proveniente de mais de 650 animais de mais de 40 espécies de mamíferos e cerca de 30 espécies de aves. Parte deste material está sendo utilizado para estudos sobre ecologia alimentar de mamíferos como graxains e gatos-do-mato, além de estudos ecológicos sobre corujas. Há ainda projetos de pesquisa paralelos relacionados à diversidade de roedores nativos em diferentes ambientes do Pampa.

   Além dos estudos em desenvolvimento no Laboratório de Biologia de Mamíferos e Aves, todo material incluído na coleção está disponível para projetos em parceria. Espera-se que esta coleção torne-se referência para o Pampa nos próximos anos, e que qualquer pesquisador com interesse em mamíferos e aves presentes no bioma, possa acessar este patrimônio biológico e científico.

Levantamento de aves de rapina entre os municípios de Lavras do Sul e São Gabriel.

Atividade de campo desenvolvida no Parque Estadual do Turvo.

Texto

Raissa Prior Migliorini e Carlos Benhur Kasper 

Laboratório de Biologia de Mamíferos e Aves (LABIMAVE) 

Universidade Federal do Pampa

Em 19/05/2016

bottom of page