
Em 24/06/2016
A Teoria da Evolução e um certo Sr. Wallace
Evolução é um fenômeno chave no campo da Biologia. Este termo é utilizado por outras áreas e costuma indicar que algo foi melhorado de alguma forma. Na Biologia, contudo, significa que algo (geralmente alguma espécie) sofreu algum tipo de modificação. Estas modificações não necessitam e não são direcionais ou orientadas a uma maior complexidade. Muitas das espécies que temos hoje são mais simples do que espécies que existiram em épocas passadas. Por este motivo a representação do homem no topo de uma árvore evolutiva é equivocada. As atuais representações das relações de parentesco entre os seres vivos apresentam todas as espécies em um mesmo nível, já que todas elas representam o sucesso evolutivo de uma linhagem, que permitiu aquela espécie chegar até os dias atuais. Mesmo a ideia de que "as espécies atuais são as espécies bem sucedidas" em detrimento ao "propenso fracasso das espécies extintas", não é uma ideia correta. Milhares de espécies viveram centenas de milhões de anos antes de desaparecerem, ao passo que nossa espécie (Homo sapiens) existe à apenas 300 mil anos. Estaremos aqui daqui a 100 milhões de anos?Será que os futuros habitantes do planeta Terra olharão para nossos fósseis e nos considerarão como apenas mais uma das espécies que passaram pelo planeta?

Representação tradicional da Classificação Biológica. Esta representação não é mais considerada correta, pois dá a entender que os animais e plantas estão no topo da "evolução".

Representação moderna da Classificação Biológica, baseada na cladística. Note que todos os organismos estão no mesmo nível. Isso faz sentido já que todos representam linhas evolutivas bem sucedidas.
Mas falar em evolução, nos remete a um nome em especial: Charles Darwin. Na verdade deveria nos remeter também a outro nome... outro naturalista inglês chamado Alfred Russel Wallace. Poucos sabem, mas Wallace é co-descobridor da "Teoria da Seleção Natural",conhecida como "A Teoria de Evolução" de Darwin. Na verdade, ambos os pesquisadores trabalharam de forma independente tentando compreender como a evolução ocorria. Sim! A evolução já era conhecida em 1830! O que não era compreendido era COMO se processava, ou seja, quais os mecanismos pela qual ela ocorria. Então, em 1858 Wallace escreve uma carta a Darwin, com um resumo de suas ideias. Sua carta resumia em poucas palavras o trabalho que Darwin vinha desenvolvendo ao longo de mais de 25 anos de trabalho. Diante desta carta, Darwin publica conjuntamente com Wallace, o estudo "Sobre a tendência das espécies formarem variedades e sobre a perpetuação das variedades e espécies por meio da seleção Natural" na Linnean Society of London, explicitando o conceito da Seleção Natural. Esta foi a primeira explicação baseada em evidências e provas, de como a evolução ocorre nos seres vivos. Assim, a teoria da seleção natural, sempre relacionada à Darwin deveria ser relacionada à Darwin e Wallace. Por que ela é relacionada somente a um deles? Porque Charles Darwin publicou sua parte da pesquisa em um livro intitulado "A origem das espécies por meio da seleção natural", que foi o trabalho que acabou ganhando notoriedade. Mas as ideias que descrevem a descoberta foram publicadas anteriormente, por ambos os pesquisadores, de forma que todos deveriam fazer referência a Wallace e Darwin, sempre que se referissem a teoria da evolução por seleção natural.

Alfred Russel Wallace e Charles Darwin - coautores da Teoria de Seleção Natural - publicada originalmente como "Sobre a tendência das espécies formarem variedades e sobre a perpetuação das variedades e espécies por meio da seleção Natural"
Este é o livro mais influente de toda a história da ciência, e até hoje incompreendido por parte do público leigo. Contudo, as descobertas de Wallace e Darwin, foram os fundamentos para o entendimento da Evolução como a conhecemos hoje. Muito foi reformulado e acrescentado às ideias destes dois gênios da ciência desde a publicação do trabalho original em 1858. Porém, o mecanismo geral estava correto, e os novos conhecimentos foram sendo incorporados e só trouxeram maior robustez à teoria*. Atualmente, é impossível compreender ou conceber a biologia, sem um profundo entendimento destes conceitos. Como sugere o renomado biólogo evolutivo Theodosius Dobzhansky: "Nada na biologia faz sentido exceto à luz da Evolução".
*Nota: Um erro comum quando se fala em ciência, é considerar uma "teoria" como algo não provado. ISSO ESTÁ ERRADO! Em ciência, teoria é um conjunto de princípios que explica um fenômeno com provas e evidências. A teoria da evolução é baseada em um conjunto enorme de evidências. Algumas pessoas dizem que a teoria só é válida quando se torna uma "lei" ou que a teoria torna-se uma "lei" quando é provada. ISTO ESTÁ ERRADO! Leis, em ciência, são descrições de um fenômeno, geralmente feitas através de uma expressão matemática. Portanto, para ciência, TEORIAS e LEIS são ambas baseadas no conhecimento científico e fundamentam novas descobertas.
Texto: Carlos Benhur Kasper
Professor de Biologia
Unipampa São Gabriel





